No ano de 1996, o Botafogo de Futebol e Regatas foi o grande vencedor do Troféu Teresa Herrera, disputado na Espanha. A competição teve a participação de quatro clubes: Botafogo, Deportivo La Coruña, Ajax e Juventus.
Começando sua participação já na semifinal, o Botafogo venceu o La Coruña pelo placar de 2 a 1, garantindo a vaga na final da competição para encarar a Juventus, então campeã da Liga dos Campeões da Europa.
Para a partida final, o Botafogo teve que usar os uniformes azul e branco do La Coruña, clube que tinha acabado de eliminar, para entrar em campo. Acontece que o segundo uniforme do Botafogo também tinha bastante semelhanças com o uniforme alvinegro da Juventus, que se negou a usar outra combinação.
Com shorts negros com o escudo da Estrela Solitária, e camisa azul e branca com escudo do La Coruña, o Botafogo terminou a partida de forma heróica! Após empatar no tempo normal por 2 a 2 e forçar a prorrogação, o Botafogo novamente empatou a partida em 4 a 4, forçando os pênaltis. Na disputa, 3 a 0 para o alvinegro carioca e mais um troféu em General Severiano.
Créditos da Imagem: Reprodução – Lance!