Em julho de 1990, o Botafogo conquistou o Bicampeonato Carioca, ao derrotar o Vasco pelo placar de 1 a 0. Foi uma partida difícil, mas mais difícil ainda, foi a batalha judicial que ocorreu fora das quatro linhas.
Acontece que, o regulamento do Campeonato Carioca era demasiadamente confuso, fato que possibilitou inúmeras interpretações por parte dos clubes participantes. O Botafogo acreditava que uma simples vitória na partida final garantiria o troféu em General Severiano. Já o Vasco, acreditava que, em caso de vitória do Botafogo, a partida deveria ir para a prorrogação.
Após a partida terminar com o placar de 1 a 0 para o Botafogo, o elenco do Glorioso decidiu sair de campo para comemorar o bicampeonato com o troféu da Rádio Nova Friburgo. O elenco vascaíno, alegando que o Botafogo havia desistido de jogar a prorrogação, se considerou campeão por WO e logo buscou uma caravela de papelão feita pela torcida vascaína para simbolizar o troféu da competição. E assim, o Maracanã teve, em uma noite, duas voltas olímpicas, mas nenhuma delas com o troféu verdadeiro. O STJD confirmou o título para o Botafogo apenas doze dias depois.
Crédito da Imagem: Botafogo FR