O Torneio Rio-São Paulo de 1966 foi marcado por um desfecho inédito: quatro times declarados campeões. Essa edição foi a última do torneio antes de uma pausa que durou até 1993. Em 1967, o torneio foi expandido para incluir times de outros estados e renomeado como Torneio Roberto Gomes Pedrosa, posteriormente reconhecido como equivalente ao Campeonato Brasileiro.
O Botafogo teve uma participação marcante, sagrando-se um dos quatro campeões da edição. Com uma campanha consistente, o time terminou o torneio com onze pontos, mesma pontuação de Corinthians, Santos e Vasco da Gama. As federações Paulista e Carioca decidiram, antecipadamente, que, caso mais de dois times terminassem empatados, todos seriam declarados campeões, já que o regulamento não previa critérios de desempate para tal situação. A decisão foi tomada devido à proximidade da Copa do Mundo.
Na última rodada, o Botafogo garantiu sua posição ao vencer o Vasco da Gama por 3 a 0, resultado que ajudou a consolidar o empate no topo da tabela. Além disso, o clube destacou-se por ter o melhor saldo de gols entre os campeões, sendo considerado pelos torcedores e alguns veículos da imprensa como “mais campeão” que os demais.
Saiba mais: Estado de S.Paulo (1966)
Créditos da Imagem: Arquivo Botafogo